Texto de Antonio Carlos Popinhaki
A Praça Nereu Ramos, em Curitibanos, é um dos pontos turísticos e de lazer mais frequentados da cidade. Sua história se entrelaça com a sistematização política da criação de praças em homenagem ao ilustre político catarinense, Nereu Ramos, único catarinense a ocupar a Presidência da República, entre 11 de novembro de 1955 e 31 de janeiro de 1956.
Mais de 184 logradouros públicos no Brasil levam o nome de Nereu Ramos, a maioria estabelecida a partir da década de 1930. Em Curitibanos, a homenagem se concretizou através da Lei Ordinária Municipal n.º 99/1950, que denominou o local como “Jardim Dr. Nereu Ramos”.
Localizada na confluência das ruas Doutor Lauro Müller e Antônio Francisco de Campos, a praça era, originalmente, um jardim com cerca de arame farpado e algumas árvores. Fotografias da época revelam que o local já apresentava calçadas e postes de luz, demonstrando cuidado e planejamento paisagístico.
Em 1947, a cerca de arame foi substituída por uma cerca-viva e luminárias foram instaladas, reforçando a característica de um espaço bem cuidado. A inauguração oficial da Praça Nereu Ramos, em janeiro de 1950, pelo então prefeito Salomão Carneiro de Almeida, marcou a extinção do jardim e a modernização do local.
As primeiras famílias a se mudarem para a região da praça foram Antonio Della Giustina, em 1942, e Afonso Dotti, em 1943. Della Giustina instalou uma oficina de marcenaria, enquanto Dotti abriu um armazém. Por causa desse armazém, que serviu à população por décadas, a praça ficou conhecida como “Pracinha dos Dotti” por muitos anos.
Nos anos 1960, em reconhecimento ao empenho do então governador Celso Ramos na instalação da Usina Hidrelétrica de Salto Pery no Rio Canoas, um busto de Celso Ramos foi instalado na praça, que já homenageava seu irmão, Nereu Ramos.
Atualmente, a Praça Nereu Ramos é um dos principais pontos de lazer e turismo da cidade. Sua localização privilegiada atrai pessoas de todas as idades, que frequentam o local para relaxar, conversar ou utilizar os aparelhos de ginástica ao ar livre.
A Praça Nereu Ramos representa mais do que um simples espaço público. Ela é um símbolo da história e da cultura de Curitibanos, um local que homenageia um ilustre catarinense e que serve como ponto de encontro e lazer para a comunidade.
Referências para o texto:
LINS, Paulo Cezar Zanoncini. A formação urbana de Curitibanos, 1851 — 1969. Curitiba/PR. Factum Editora. 2021, 1ª ed.
Curitibanos — Lei Ordinária Municipal n.º 99/1950
Fotografia: Acervo do Museu Histórico Antonio Granemann de Souza de Curitibanos/SC.
MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Nereu Ramos. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/725-Nereu_Ramos>. Acesso em: 02 de maio de 2024.
MEMÓRIA POLÍTICA DE SANTA CATARINA. Biografia Celso Ramos. 2023. Disponível em: <https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/1099-Celso_Ramos>. Acesso em: 03 de maio de 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário