terça-feira, 11 de maio de 2021

CURITIBANOS: ALMANAK-LAEMMERT - 1918 - PARTE I: ASPECTOS GERAIS

Reproduzimos dados referentes ao município de Curitibanos encontrados no Almanak Laemmert de 1918, que fornecem interessantes informações sobre a história do município. Mantivemos propositalmente o texto em sua grafia original, por entender que isso enriquece a postagem. O texto convida à pesquisa complementar, pois muitas informações precisam ser interpretadas à luz dos conhecimentos de hoje ー por exemplo, a presença do leão no lugar, provável alusão ao puma, também conhecido como leão-baio. 

Floresta de araucárias em Curitibanos - Foto de 1959


CORITIBANOS - Comarca e municipio


Foi em 1749 que os paulistas começaram o seu transito por Coritibanos; em 7 de Agosto de 1766 era povoação de Lages. Sómente em 1800 foram construidos alguns ranchos no logar onde hoje existe a villa. O municipio comprehende o grande planalto que separa o systema fluvial do Rio Canôas e Iguassú.


Limites: Os municipios de Lages, Blumenau e Canoinhas.


Districtos: Coritibanos e Santa Cecilia.


Viação: Estradas de cargueiros pessimas para os municipios limitrophes; a estação de estrada de ferro mais proxima e a de Rio Caçador, da S. Paulo-R. Grande.


Serras: Esperança e Espigão.


Rios: Canôas e seus afluentes, rio Maromba que recebe o Taquarassú, rio Correntes com os seus afluentes, Patos, Serra, Bonito, Bonitinho, Paiol, Pena Don, pela margem direita do rio da Pedra, Portella, Sumidor, Itajahy com os seus affluentes: Pombas, Trombudo e Pombainho, quasi todos com importantes quedas de agua. (Veja Almanaks anteriores).


Clima: Ameno e saudavel.


Povoados: Pontes Altas e Santa Cecilia.


Mineraes: Na serra do Espigão: crystaes de rocha, amarellos, roxos e azulados, granito, itacolomito e quartzo. Na Serra do Timbó: carvão, chumbo, cobre, ferro e crystal de rocha. Na Serra das Perdizes: feldspatho, silicio, etc.


Flóra: Araucária brasiliensis, canelas, canema, guamirim, ferro, casca de anta, ilex paraguayaensis, o botiá, japecanga, bugre, velame, cipó, timbó, gengibre, losna, salva, tanchagem, ciúna, jalapa, tayuyá, espinho de carneiro, orelha de gato, aconito, arnica e outras mais vulgares.


Fauna: Mamiferos, o macaco, o bugio, o vampiro, o leão, a onça, o tigre preto, a jaguatirica, o gato do matto, o gorilha, o guará, o aguarachain, o irara, a lontra, a paca, o zurilha, o coati, o ouriço, o coandri, a capivara, a cotia, o coelho, a anta, o cervo, o tamanduá bandeira, o tamanduá mirim, o tatú, o mulito, o cuico, e outros.


Aves e passaros: o gavião branco, o carancho, a gralha, o canario, a rabilonga, a tezourinha, chapim, o bicolor, João de Barro, o pintado, o pintasilgo, o colibri, o pica-pau, o Martim pescador, o tucano, o marácana, o tiriva, o jacú, o zocó, a garça, a cegonha, o curicara e outros.


Reptis: o kagado, a jararacussú, a jararaca, a cascavel, e a cobra coral.


Amphibios: o sapo boi, o sapo martello e a rã.


Peixes: o jundiá, o dourado, o surnay, o cará, lambary, o piava e o nichola.


Insectos: ametabolas, myrmeleon, carabus, hydrophilus, emus, necroplovus, cetonias, dynastes, geotrupes, buquetis, elater, zanabios, tetramera hylobim, hymenapter, as apis, andrena, ammophilas, entomophagas, rhodites, lirex, lepidopteras ou borboletas, borboletas nocturnas e outros.


Culturas: Cereaes, o milho, a cevada, o trigo, o centeio, a aveia, o arroz, etc.


Exportação: Fumo, queijo, xarque, milho e feijão.


População: 10.000 habitantes


CORITIBANOS: Villa, sede da comarca e do município, está situada à altitude de 900 metros; latitude 29° 17' 4''; longitude do Rio de Janeiro, 7° 24' 40''; longitude W. Greenvich 50° 35' 1''; dista de Florianopolis cerca de 48 leguas; 4.000 habitantes.


     

Referências:


Almanak Laemmert - 74° Anno - 2° Volume - Estados - 1918 - p. 4198.


Imagem: Pedro Pinchas Geiger e Tibor Jablonsky - disponível em www.biblioteca.ibge.gov.br


LICKFELD, Wieland. Notas à história do Meio Oeste e Oeste Catarinense, e região do Contestado. Curitibanos: Almanak-Laemmert - 1918 - Parte I: aspectos gerais. On line: Disponível em: http://wielandlickfeld.blogspot.com/2014/05/curitibanos-almanak-laemmert-1918-parte.html. 26 maio 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário