quarta-feira, 18 de maio de 2022

O MONUMENTO EM HOMENAGEM AO BICENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI


Texto de Antonio Carlos Popinhaki


A história da confecção e instalação do monumento alusivo à comemoração do bicentenário do nascimento de Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva, a Anita Garibaldi, é considerada relevante para a região e para aqueles que estudam os fatos ocorridos na Revolução Farroupilha, no tocante à cidade de Curitibanos. Essa importância deverá ser preservada por gerações, através daqueles que se propuserem a manter os fatos ocorridos. Para chegarmos à história do monumento existente no Parque Pouso do Tropeiro, em Curitibanos, será necessário entendermos um pouco sobre o que houve no passado longínquo que justificou tal feito.

De forma sucinta, farei uma breve explanação da Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, como ficou conhecida. Corria o ano de 1835 na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, os estancieiros, produtores de charque bovino estavam descontentes com relação ao tratamento fiscal dado a eles pela produção e comercialização desse alimento, que era a fonte de proteína na alimentação dos escravos, pelo Império brasileiro. Bento Gonçalves, e outros nomes importantes na história do Rio Grande do Sul, em 20 de setembro daquele ano, após tomar militarmente a cidade de Porto Alegre e destituir o Presidente da Província, deflagraram a Revolução Farroupilha que perdurou por cerca de 10 anos.

Em julho de 1839, o marinheiro italiano Giuseppe Garibaldi, com o general David Canabarro tomaram a cidade catarinense de Laguna e fundaram a República Juliana, separando o território do Império. Antes mesmo de desembarcar em terra, com uma luneta, Garibaldi viu uma bela moça caminhando na areia da praia, tratava-se de Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva. Em terra, depois de algum tempo, os dois se conheceram e se apaixonaram. 

A República Juliana não teve como se sustentar em todos os aspectos, econômica e militarmente. Precisaram pedir ajuda financeira ao Rio Grande do Sul. Esse, por sua vez, era socorrido pelo Uruguai. Dessa forma, sem soldados suficientes e nem condições financeiras, em novembro de 1839, os farroupilhas (gaúcho insurreto) foram expulsos de Laguna pelas forças imperiais. Garibaldi estava entre esses escorraçados, com a sua bela Ana, que agora era conhecida como Anita. Metade desse grupamento voltou ao Rio Grande do Sul, sob as ordens de David Canabarro, pelo litoral. Outros, incluindo Giuseppe e Anita, subiram a serra geral, em direção a Bom Jesus, para entrarem novamente em Santa Catarina, atravessando o Passo de Santa Vitória, sobre o Rio Pelotas. 

Após travarem intensa batalha na divisa das Províncias, conseguiram chegar em Lages e ocupá-la em nome da causa gaúcha. Dessa forma, a vila de Lages foi dominada pelos Farroupilhas no mês de dezembro de 1839, e início de janeiro de 1840. Giuseppe e Anita permaneceram em paz nesse tempo, na pequena vila de Lages. Assistiram às festividades de final de ano, à missa do galo, no natal e à virada do ano. O casal arrumou uma casa simples, onde permaneceram como casados, mesmo não estando formalmente. Foi nessa ocasião que Anita engravidou do seu primeiro filho.

No início de janeiro de 1840, um grupo dos farroupilhas saiu de Lages em direção a Curitibanos e Campos Novos, com objetivo de enfrentarem alguma força imperial que encontrassem. Giuseppe e Anita estavam entre esses, sob o comando do General Joaquim Teixeira Nunes. Na madrugada do dia 12 de janeiro, às margens do Rio Marombas, em Curitibanos, toparam com as forças imperiais sob o comando do Tenente-coronel Antonio de Melo Albuquerque. Após intensa batalha na manhã daquele dia, os farroupilhas foram derrotados. Os sobreviventes seguiram Garibaldi pelo interior de um capão de mato fechado até chegarem, poucos dias depois, em Lages. Anita foi capturada pelos soldados imperiais e feita prisioneira. 

Estando convencida de que o marido também estava vivo, achou um jeito de fugir, rumando igualmente, em direção ao grande capão, ou floresta fechada. Três dias depois, chegou em Lages, exausta e muito cansada. O casal se encontrou antes mesmo que cruzassem o rio Pelotas em direção ao Rio Grande do Sul. A participação de Santa Catarina na Revolução Farroupilha foi encerrada com a derrota na batalha de Curitibanos.

Em 16 de setembro de 1840, nasceu o filho que Anita e Giuseppe esperavam. Nasceu na litorânea cidade gaúcha de Mostardas. Na ocasião, o casal não estava preparado para a vinda do bebê. Garibaldi deixou a esposa e o filho recém-nascido numa velha casa e saiu com o amigo Luigi Rossetti para comemorar e para comprar roupas e utensílios para o filho. Naqueles dias, um destacamento de soldados imperiais fez uma emboscada, para capturar Garibaldi, não sabendo que ele tinha saído, cercaram a casa. Anita foi avisada por amigas e teve que fugir para longe, de noite, a cavalo, com o bebê de poucos dias de vida. Estavam os dois, quase desnudos pela pressa da fuga, fato que roubou quase  a vida do infante, principalmente, por hipotermia. Enquanto isso, Garibaldi e Rossetti estavam longe, comemorando o nascimento de Menotti. A cena foi retratada anos depois, em 1929, sob as ordens de Benito Mussolini, quando encarregou o escultor italiano Mario Rutelli para confeccionar em bronze equestre, duas figuras com extensos painéis de bronze em relevo profundo na base de um monumento em homenagem à Anita Garibaldi. Garibaldi e Ana Maria se casaram no Uruguai. A cena da fuga de Anita, com o infante Menotti, quase desnuda, com uma arma na mão, foi idealizada pelo próprio Mussolini, não traduzindo, necessariamente, o fato ocorrido. Mussolini visitou pessoalmente o estúdio de Rutelli para conferir os trabalhos do escultor.

Anita faleceu na Itália, deixando uma bonita marca na história dos dois mundos, por essa razão foi considerada “a heroína dos dois mundos”, de dois países, de dois continentes. A sua história de vida se multiplica em escritos, quadros artísticos e obras de escultores, que tentam fazer uma releitura, a partir dos parcos registros dos fatos existentes.

Em Curitibanos, a história do monumento edificado pelo artista Gabriel Platchek da Silva em 2021, começou alguns anos antes, quando ele esteve à frente de um Projeto para uma possível implantação de algumas esculturas temáticas na frente da Escola Estadual de Educação Básica Altir Weber de Melo, no bairro Bom Jesus. A empresa de máquinas para madeiras, “Mendes Máquinas”, fez algumas doações de metais e materiais para a utilização do artista na confecção das esculturas. Gabriel atuaria de forma voluntária para fazer as esculturas na calçada, utilizando os materiais doados pela empresa Mendes. O projeto não passou pelo crivo da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Curitibanos, entretanto, o escultor curitibanense manifestou publicamente o desejo de deixar, em Curitibanos, algumas das suas obras, como uma contribuição histórica aos munícipes das gerações futuras. Frustrado, mas não desanimado, dessa forma, Gabriel aguardou pacientemente, uma oportunidade para tal feito.

Ao aproximar-se do ano das comemorações do bicentenário do nascimento de Anita Garibaldi, em 2019, a cidade de Curitibanos recebeu a visita da bisneta do casal Garibaldi, sendo ela mesma, a responsável pelo plantio de uma muda de rosa híbrida na Praça da República. A Prefeitura de Curitibanos, através do senhor Aldo Dolberth, ex-vice-prefeito, e chefe de gabinete, numa reunião, que tratou do calendário das comemorações para o ano de 2021, representando o prefeito, comprometeu-se a erigir um monumento, como parte da programação estadual prevista naquele calendário anual de comemorações, visto que Anita Garibaldi teve papel marcante em 1840, na batalha de Curitibanos, nas margens do Rio Marombas. Sendo, tal obra, de real importância para o fomento do turismo regional. A Secretaria de Planejamento, através dos seus técnicos, elaborou um projeto para a construção de um memorial abstrato, atendendo a tal promessa. Apresentado ao prefeito, o mesmo descartou a possibilidade da execução do projeto, justificando ser oneroso demais para os cofres públicos.

Aldo Dolberth no ano de 2021, agora Presidente do Conselho de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura, lembrou do artista Gabriel Platchek da Silva e do seu intento de contribuir culturalmente para deixar à posteridade, uma obra de grande importância e magnitude em Curitibanos. Comunicou então ao prefeito Kleberson Luciano Lima e à secretária de Educação, Patrícia Maciel Bastos sobre o artista. Esses, contataram Gabriel e acertaram com ele o valor do serviço a ser executado naquele ano de 2021, com a data estimada de conclusão, para os últimos meses do ano.

Gabriel, ao sair do encontro com os representantes do poder público, não tinha ideia do que fazer. Que escultura poderia realizar, que fosse algo marcante o suficiente para deixá-lo em evidência? Ao conversar com Aldo Dolberth, esse apresentou-lhe, sucintamente, a história de Anita e Giuseppe Garibaldi, contou sobre a sua passagem por Curitibanos, da batalha de Curitibanos e da partida do casal para a Itália. Mostrou também algumas obras, de renomados artistas, incluindo a escultura de bronze do artista italiano Mário Rutelli, que representou a fuga de Anita, com o infante Menotti, do cerco imperial em Mostardas. O artista curitibanense visualizou a imagem e decidiu, naquele instante, fazer uma releitura da obra de Rutelli, que está na Itália, no Monte Gianicolo, em Roma.

Desde o início das conversações, até a data em que foi entregue a obra, foram cinco meses. Mais uma vez, Gabriel procurou os proprietários da empresa Mendes Máquinas, onde contou para o senhor Newton Fabris sobre o seu acerto com a Prefeitura de Curitibanos. A empresa o apoiou prontamente, além de doar grande parte de metais, incluindo 1.328 quilos de aço, e ainda disponibilizou o espaço para a confecção da obra. A construção do monumento em homenagem ao bicentenário do nascimento de Anita Garibaldi, que foi posteriormente, instalado no Parque Pouso do Tropeiro, em 2021 demandou muito esforço, determinação e competência. A obra é de grandes proporções, tem cerca de três metros de altura e consumiu quase duas toneladas de metais.

Gabriel fez uma parceria com um dos dirigentes da empresa curitibanense Mendes Máquinas (Newton Fabris), que, conforme descrito anteriormente, forneceu o espaço e as condições para a confecção da obra. A empresa doou os 1.328 quilos de aço, para contribuir com a iniciativa cultural e artística, não visando nenhum lucro monetário como contrapartida.

Gabriel trabalhou incansavelmente por cinco meses, diariamente das 19 horas até a meia-noite. Recebeu de outras empresas de Curitibanos, doações de peças e correntes. A alimentação foi doada diariamente pelo proprietário da Padaria Gran Sabor, o senhor Adelmo Ulanoski Carvalho. A escultura ficou pronta e instalada no final do ano de 2021, num pedestal preparado para receber a mesma. Conforme as orientações do artista, “placas de inauguração, iluminação e manutenção deverão ser observadas e mantidas para a visitação dos turistas ao local”.

A Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Curitibanos fez uma ampla campanha para arrecadar porcas, arruelas e parafusos que vieram de todas as unidades educacionais da rede de ensino municipal de Curitibanos. Quase diariamente tinha alguma doação nesse sentido. As porcas, arruelas e parafusos arrecadados através da campanha de doação, foram fundidas e derretidas, compondo o rosto de Anita e o rosto do pequeno Menotti, o bebê que está no seu braço. Gabriel, orgulhoso de seu trabalho, concluiu que “o futuro mostrará que a história de cada criança curitibanense, que contribuiu com doações em 2021, estará estampada diretamente no monumento”.

No dia 14 de fevereiro de 2022, após deliberação na 4.ª Sessão Ordinária realizada pela Câmara de Vereadores de Curitibanos, foi aprovada a Moção de Congratulações n.º 2/2022, pela obra realizada e instalada no Parque Pouso do Tropeiro, feita pelo artista Gabriel Platchek da Silva.

Em 1º de junho de 2022, nas dependências do Núcleo Municipal Professora Teresa Lemos Preto, com uma considerável plateia, em relação ao espaço do auditório, foi assinado a ordem de serviço para a urbanização do monumento, com a instalação de muretas, calçadas, gramado, flores e iluminação. A obra foi concluída no mês de agosto do mesmo ano.

Oficialmente, no dia 25 de setembro de 2022, atendendo as solenidades previstas para as comemorações da Semana Farroupilha, com a presença do trineto de Giuseppe e Anita Garibaldi, o senhor Francesco Garibaldi Hibbert, sob chuva constante, foi desatada a fita vermelha inaugural. Na ocasião, foi plantada uma robusta muda da rosa híbrida em local próprio, ao lado da escultura.



Fontes para a produção do texto:



Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos, Sessão Ordinária nº 4/2022.


Curitibanos — Câmara Municipal de Vereadores,  Moção de Congratulações n.º 2/2022.


Depoimento pessoal de Gabriel Platchek, ao autor do texto, em 26 de abril de 2022.


Depoimento pessoal de Aldo Dolberth, ao autor do texto, em 28 de abril de 2022.


Fotografia: Equipe do Jornal A Semana


POPINHAKI, Antonio Carlos. Revolução Farroupilha — A batalha de Coritybanos. Herval d’Oeste/ SC. Polimpressos. 2021.


Três gerações e um grande modelo. On-line, disponível em: https://mendesmaquinas.com.br/2019/07/09/tres-geracoes-e-um-grande-modelo/


WESTPHAL, Renata. Monumento no Parque Pouso do Tropeiro. A Semana — 28 de novembro de 2021. On-line, disponível em: https://asemanacuritibanos.com.br/geral/monumento-no-parque-pouso-do-tropeiro-1-2392786/

Nenhum comentário:

Postar um comentário