quarta-feira, 16 de novembro de 2022

FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Texto de Antonio Carlos Popinhaki


Ao aproximar-se de mais uma data em memória da padroeira de Curitibanos, resolvi escrever algumas linhas sobre uma edição da tradicional festa. A Santa da Igreja Católica, chamada de Nossa Senhora da Conceição, é aquela cuja festa litúrgica acontece anualmente, no dia 8 de dezembro, data em que muitas cidades brasileiras adotaram-na como padroeira e, por essa razão, mantém esse dia como feriado. Entre essas, está o caso de Curitibanos, cuja padroeira é Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Essa data específica, diz respeito a uma bula (documento papal) emitida em 8 de dezembro de 1854, onde o chefe da igreja católica declarou como um dos dogmas da instituição religiosa, que a concepção da virgem Maria deu-se sem mancha do pecado original.

Na primeira edição do Jornal “O Planalto”, de 1º de janeiro de 1909, na página 3, consta uma nota sobre a edição da festa ocorrida em Curitibanos numa data que não era a tradicional (8 de dezembro), mas sim, a partir de 18 de dezembro de 1908. Por alguma razão que desconhecemos, as festividades em memória à padroeira deram-se fora da tradicional data. No texto, tem uma alusão ao excesso de chuvas durante os dias das festividades, seria essa a razão para a mudança do calendário? Segue a nota na íntegra:


Festa de N. S. da Conceição


Realizou-se no dia 27 de Dezembro próximo, a festa de N. S. da Conceição, nossa padroeira.

Iniciaram-se os festejos com as novenas, que tiveram começo no dia 18 do referido mez.

Essas novenas, apezar do mau tempo, então reinante, foram bem concorridas.

Houve leilões de prendas nos dias 23, 24, 25 e 26, notando-se bastante animação.

Às dez horas da manhã do dia 27, celebrou-se no Santuario, solemne missa cantada à orchestra.

Ao Evangelho foi pronunciado um  lindo sermão em o qual o orador sacro demonstrou o poder da excelsa virgem.

Terminou sua prédica, aconselhando ao povo a seguir sempre as virtudes daquella Santa que no Eclesiastico nos convida a buscar sua proteção.

À tarde, percorreu as ruas da Villa, pomposa procissão, a qual foi acompanhada por grande massa do povo. 

Ao recolher-se a procissão ao templo, foi cantada solemne bençam em acção de graças.

Abrilhantou toda a festividade a banda Eutherpe Curitybanense.

Não poupou esforços para o realce da festa, o digno festeiro, sr. coronel F. de Albuquerque.

Foi sorteado juiz para a festa de Dezembro vindouro, o sr. João Pedro Carneiro.


Foram dez dias de festividades naquela edição de 1908. Essa é uma demonstração de que a influência católica predominou por toda a história de Curitibanos. Aprendemos também, que na antiga Villa de Curitybanos, havia uma banda de nome Eutherpe Curitybanense. Eutherpe é um nome incomum, isso despertou-me a curiosidade, então resolvi pesquisar. Eutherpe foi uma das nove musas da mitologia grega, as filhas de Zeus, era a musa da música. Não temos notícias do nome de uma banda anterior a essa, sabemos, porém, que Francisco Ferreira de Albuquerque, antes de vir para Curitibanos, tocava trompa numa banda de música em Campos Novos. Dessa forma, em 1908, como era o Superintendente local, era compreensível que houvesse uma banda para abrilhantar, principalmente as atividades voltadas à fé católica.

Francisco Ferreira de Albuquerque, o mesmo que fora o festeiro citado na nota, anos depois, entrou em atrito com os padres Frei Gaspar e Frei Rogério. Os piores anos para os padres em relação à turbulência e intrigas com o superintendente local, foram ao longo de 1913 a meados de 1914, quando a superintendência trocou de mãos e assumiu Marcos Gonçalves de Farias.

Não temos muitas informações dessa antiga igreja (Santuário) existente em 1908, pois a nova igreja fora construída em 1914, por Frei Gaspar e que serviu aos fiéis católicos curitibanenses até 1962.



Referências para o Texto:


Festa de N. S. da Conceição. Jornal “O Planalto”. Anno I, n.º 1. Curitibanos, 1º de janeiro de 1909, p.3.


POPINHAKI, Antonio Carlos. Francisco Ferreira de Albuquerque. Blog curitibanenses. On-line, disponível em: https://curitibanenses.blogspot.com/2018/03/francisco-ferreira-de-albuquerque.html


TAMBOSI, Frei Valentim. Franciscanos em Curitibanos. Cúria Provincial : São Paulo, 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário