Agora faltam poucos dias para a eleição. Precisamos todos, de todas as coligações e partidos políticos, tomar muito cuidado com nossas posturas, nossas palavras e ações, no sentido de não ofendermos os nossos semelhantes por causa de ideologia política. Hoje eu li um texto no Facebook que me chamou a atenção sobre as diferenças existentes entre as definições de ser “militante” e ser “simpatizante”.
Uma parte do texto dizia assim: “Nem todo mundo que apoia um candidato é militante, muitas pessoas são simpatizantes e acreditam em uma política melhor. Cada um com suas escolhas, com seus motivos, com suas crenças”. No tocante a partidos políticos é assim, bem como com as escolhas por times de futebol, por religião, e escolhas que envolvem discussões polarizadas.
Todas essas palavras têm apenas um objetivo: respeito, tolerância e harmonia. Particularmente, eu acredito que se deve ter um posicionamento formalizado. É mais importante ainda participar, dizer a todos de que lado você está. É gostoso ganhar. Para o ganhador, militante e simpatizante é algo marcante. A sensação de poder passar adiante para os filhos e netos a história do envolvimento daquela vitória deve ser indescritível.
Mas quando não há participação, eu creio que não se pode exigir muita coisa do lado vencedor. Mesmo assim, o lado vencedor também fará algo que beneficiará o omisso. E tem muitos que apenas ficam esperando o resultado final para aparecerem em público, se possível do lado daquele que venceu. Acho isso horrível! Não vi isso só em campanhas eleitorais, mas também em várias áreas do mundo corporativo. Considero essa postura como uma tremenda falta de personalidade e de caráter.
Enfim, os dias agora estão curtos para os candidatos a vereador, bem como, para aqueles que estão concorrendo à vaga de prefeito em Curitibanos. Sábado teremos carreatas. Esperamos que todas elas aconteçam, que os eventos transcorram na devida ordem e educação: dos candidatos, militantes e simpatizantes de todas as siglas e coligações.
Domingo teremos as eleições. Votarei nos meus candidatos, Kleberson Luciano Lima e Daiane Popinhak (Coligação MDB/PSD-15). Depois da vitória, virá a noite de bons sonhos para alguns e de “dor de cabeça” para outros. Mas mesmo os derrotados, serão vencedores. Segunda-feira, dia 16 de novembro, a vida seguirá seu rumo normalmente. Moramos em Curitibanos e teremos que conviver uns com os outros, não importando se ele ou ela é do lado “A” e eu sou do “B”. Teremos que conviver e respirar o mesmo ar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário