domingo, 11 de agosto de 2013

26º JOGUINHOS ABERTOS DE SANTA CATARINA


Terminaram os 26º Joguinhos Abertos de Santa Catarina – Etapa Regional Centro-Oeste, realizada em Curitibanos, nos dias 06 a 10 de agosto de 2013. O resultado final foi deprimente para Curitibanos. Vergonhoso mesmo. Não é de agora que ocupamos as últimas colocações em competições dessa natureza. Isso precisa ser tema principal de pauta de reunião na Secretaria Municipal de Esportes. A cidade, mais uma vez, sediou uma importante etapa a nível estadual. Estrutura física até sobrou para as competições. O que faltou, foi investimentos em atletas, que pudessem representar a cidade.
Isso mesmo, os atletas ao serem perguntados sobre a vexatória colocação curitibanense na competição, alegaram falta de investimento do setor público e privado. Está mais do que na hora de Curitibanos começar a despontar, principalmente nas modalidades que está bem servida em estrutura física, como as modalidades que são realizadas em quadras de ginásio de esportes. A cidade conta com quase uma dezena de quadras cobertas para uso dos atletas em treinamentos.
Só para vocês terem uma ideia de que não estou escrevendo besteira aqui, a nossa vizinha cidade de Lages, ficou em primeiro lugar no certame, com 62 pontos enquanto Curitibanos, nossa cidade, que quer despontar na região serrana em vários aspectos de crescimento e qualidade de vida, ficou em penúltimo lugar de um total de 21 cidades.
Cidades pequenas, bem menores que Curitibanos, com menor estrutura física, ficaram em posições bem melhores na computação da pontuação final. Destaco aqui as pequenas cidades de Luzerna, Presidente Getúlio, Pinheiro Preto, Vargem Bonita, Tangará, Vargem, Erval Velho, Iomerê e Lontras.
O que será que está acontecendo de verdade na área esportiva aqui em Curitibanos? Falta de atletas ou falta de treinamento em formação de atletas? Os professores de educação física, nos colégios estaduais e municipais, têm identificado os potenciais atletas em suas diversas modalidades? Qual o interesse em sediarmos uma competição, em que já sabemos que ficaremos entre os últimos? A quem interessa esse vexame? Não adianta virem com a desculpa esfarrapada de que “é melhor competir do que ganhar” que não cola mais. Ninguém gosta somente de competir. Todos nós, ao adentrarmos numa competição, queremos ganhar, lutamos pela vitória ou pelo pódio.
Ao ver os resultados apresentados pela Fundação Catarinense de Esporte – FESPORTE, da etapa regional dos joguinhos abertos, realizados aqui em Curitibanos, lembrei que no ano passado, em competição semelhante, a vexatória colocação do município entre os últimos competidores, foi motivo para embate político entre alguns partidários da antiga gestão municipal e partidários da atual gestão.
Percebi que as modalidades disputadas aqui foram as coletivas, as que envolvem mais de um atleta em equipes. Justamente, estas modalidades, são as que precisam de uma atenção redobrada. Modalidades coletivas precisam de mais de uma cabeça para treinar, organizar, preparar e cuidar do desempenho físico e, emocional de cada atleta. As modalidades que estão envolvidos atletas individuais, geralmente necessitam de um treinador, mas as equipes necessitam de roupeiros, massagistas, psicólogos, fisioterapeutas, além do treinador.
Tá aí! Existe um problema! Este problema vem de tempos atrás. Cabe aos atuais gestores acharem uma solução e colocar Curitibanos num lugar mais apropriado, digamos assim. Colocar a cidade entre cidades do mesmo porte estrutural. Esperamos que tenhamos pessoas qualificadas para isso. Pelo menos, eu creio que sim. Estão à frente da Secretaria Municipal de Esportes professores de educação física renomados. Não cabe-me dar receita alguma para essa questão. Não sou professor de educação física, treinador, árbitro de futebol ou outra modalidade, nem tampouco, fisioterapeuta ou “personal trainer”.
Ao nos aproximarmos da elaboração do Plano Plurianual (PPA) municipal, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas, que serão observados e seguidos pelo gestor municipal, no caso o Prefeito Municipal de Curitibanos, é pertinente que sejam destinados recursos diferenciados, dos até aqui locados para a fomentação das modalidades esportivas. Prefeito, vice-prefeito, vereadores e todos os envolvidos, inclusive a população, devem cobrar essas mudanças. Pois há muito o que fazer na área esportiva em Curitibanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário