Quer
vender mais? Quer dominar o mercado ou uma fatia dele? Então, libere todo o
poder do marketing que sua empresa tem direito. A regra ainda é a mesma, 98% de
transpiração e 2% de inspiração. Mas no final, valerá a pena, quando você olhar
os resultados, através dos gráficos de desempenho do seu empreendimento.
Nada,
nenhum produto ou marca pode se perpetuar no topo das preferências, sem um bom
trabalho de marketing. A comprovação foi exaustivamente testada. Conhecem a
General Electric? Ou simplesmente a marca GE? Esta empresa confiou tanto em
suas tecnologias, por longos anos, que seus dirigentes achavam que seus
produtos sempre falariam por si mesmos, dispensando os profissionais de
marketing em questões de decisões ou estratégias empresariais. Os profissionais
de marketing da General Electric apenas davam suporte e ficavam na retaguarda
do setor de vendas. O departamento de marketing da empresa, era considerado um
custo fixo e não foi muito bem visto por longos anos. Uma vez, que a empresa
era líder no mercado em diversos segmentos, um deles, na fabricação de motores
para aeronaves militares e comerciais.
A
empresa fornecia motores de alta tecnologia para um punhado de empresas
construtoras de aeronaves, tendo apenas duas empresas concorrentes, com uma
clientela de mais de 300 empresas aéreas. Parecia mesmo o “negócio da China”.
Mas, mesmo esta grande companhia, nascida em 1892, com a participação direta,
da fusão de uma empresa do inventor Thomas Alva Edison com outra companhia do
setor elétrico, precisou rever seus conceitos de marketing nos anos de 2008 e
2009.
Então,
num determinado momento de total comodidade, algo aconteceu. O mercado estava
mostrando queda na demanda. Havia transformações no setor de aeronaves. Os
preços dos combustíveis, de repente, ficaram voláteis. As vendas caíram e
ninguém, aparentemente sabia o que fazer. A solução da GE foi focalizar o
crescimento dentro de todas as divisões da empresa. A busca pela eficiência
ressuscitou, após longas décadas, numa maior estratégia voltada para os
mercados globais, de tecnologia (que já era um dos pontos fortes da companhia)
e inovação, muita inovação.
A
mira agora era o cliente. Era preciso uma nova máquina de marketing, para que
esse alvo ficasse fixado e travado. Então a General Electric, uma companhia que
por longos anos dispensava a força do marketing, precisou com toda a energia
disponível soltar uma ordem, de que o marketing deveria ser o braço operacional
vital, que promovesse o crescimento orgânico por todos os segmentos da empresa.
Os
principais componentes para uma eficiente máquina de marketing são basicamente três:
princípios, pessoas e processo. “Princípios” significa usar de uma padronização
em todos os segmentos, não importando o tamanho da companhia. Se for grande,
todas as divisões precisam falar a mesma língua da empresa. “Pessoas”
compreende quatro grupos básicos de colaboradores, o instigador (aquele que
desafia a ordem e busca novas e melhores maneiras de fazer as coisas), o
inovador (aquele que converte ideias em produtos e serviços ou soluções nunca
vistos na empresa), o integrador (aquele que ergue pontes entre os setores e
departamentos, ou entre a empresa e o mercado) e o implementador (aquele que
executa as ideias). “Processos” significa avaliar todo o programa de marketing
em execução.
Marketing
significa possuir um produto certo para um cliente incerto. Precisa ser
encarado como o atendimento de um sonho, encantamento e percepção. Atender
estes desejos e encantar o cliente é uma tarefa diária, constante e vital para
os profissionais do marketing e tomadores de decisão. Significa dizer que, marketing não é apenas uma
relação com as vendas, através de publicidade. É algo mais, deve ser algo mais.
É saber utilizar todos os recursos disponíveis na empresa, para atender os
sonhos dos clientes. É verdade que estes sonhos, muitas vezes, precisam ser
despertados. É aí que está a mágica, o encantamento. A publicidade é apenas uma
das ferramentas do marketing. Por isso, é tão importante seu uso para alavancar
suas vendas.
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