terça-feira, 21 de maio de 2013

QUANTO CUSTA TER UM CARRO NOVO?


A maioria dos brasileiros conseguiu comprar um carro nos últimos anos. Isso se deu, graças à política de fomento ao microcrédito. E também, ao aumento real do salário mínimo. E ainda, a ampliação do poder aquisitivo. Muitos saíram das classes inferiores e ascenderam para patamares consumistas restrito a poucos, num passado não muito distante. Parece que vivemos noutro Brasil, quase irreconhecível. Dotado de um consumismo sem precedentes. E também de uma taxa elevada de endividamento pessoal. A começar pelos aposentados e funcionários públicos.
Para os governistas, as mudanças foram para melhor, sem falhas em nenhum ponto do processo. Para os oposicionistas, há um reconhecimento. Mas com ressalvas destes avanços. Afirmam que há ainda muito por fazer e questionam as declarações governistas. O debate é demagogo entre governistas e oposicionistas.
Em nome desta “melhoria de vida”, muito foi sacrificado no Brasil. Isso é fato, é histórico, somos testemunhas oculares. A educação, por exemplo, não avançou como o governo prega aos “quatro ventos”. Criaram-se novos campus universitários, mas a qualidade do ensino piorou muito. Tanto é verdade, que agora estão “impelindo” a entrada de doutores como professores nas universidades federais. Mestre já não é uma titulação aceitável para o cargo. Desde o ensino fundamental até a universidade, o caminho do estudante é desmotivador, desestimulante e ingrato.
O governo prega que quer as crianças alfabetizadas até os oito anos de idade. O que seria “alfabetizado” para o governo? Eu encontro jovens que estão terminando o ensino médio, que não sabem fazer as operações básicas da matemática. Escrevem quase todas as palavras erradas. Colocam “x” onde é “ch” e vice-versa. Uma catástrofe! Isso será tema para outro artigo.
O que quero explicar aqui são os custos para manter um carro. Este é o tema. Não quero perder o foco. As despesas vão além do pagamento do preço do carro. Precisam ser contabilizados na aquisição de um veículo, gasolina, seguro, custos de manutenção. Quanto mais caro for o veículo, maior será o custo de seguro e os demais custos para mantê-lo. Isso é muito importante na hora da compra de um novo carro. Os custos futuros de propriedade e manutenção.
Essas despesas sempre existirão enquanto o veículo lhe pertencer. Posso mostrar alguns destes custos, que incluem: Depreciação ou a despesa de desgaste do veículo ou obsolescência. Quando você retira o veículo da concessionária, automaticamente ele deprecia e perde o valor. E isso prossegue anualmente. Licenciamento, IPVA, seguro obrigatório, lacres nas placas ou transferências de documentos. O seguro do carro também é uma despesa. Outras despesas dessa natureza podem ser incluídas, como estacionamentos ou o pagamento pelo espaço onde o veículo será estacionado. Pode ser no prédio onde você mora ou no prédio do seu escritório. Ainda pode ser acrescentado como despesa, as manutenções e revisões, conforme a orientação do manual do proprietário.
Um carro de 20 mil reais, com seguro, tem uma despesa anual de 8 mil reais. Como? Que tipo de cálculo é esse? Vamos lá: Seguro do carro anual, calculado em 1 mil reais. IPVA (4%), 800 reais. Seguro obrigatório ou DPVAT, 101 reais. Combustível, levando em consideração que você gasta mensalmente 300 reais. Então no ano, gastará 3.600 reais. Manutenção, cerca de 500 reais anuais e a depreciação de 10% anual de 2 mil reais. Um absurdo! Mas é isso mesmo. Você pode abrir mão do seguro, mas se sofrer um acidente, isso lhe será mais caro do que os 1 mil reais anuais.
Ainda poderíamos colocar outros itens como: TAC que é a taxa de abertura de crédito, custo de oportunidade, troca de pneus, filtros e trocas de óleo. Isso o assustaria mais ainda. É melhor parar por aqui.
O sonho de todo jovem é ter um carro. Com o alongamento dos prazos de financiamento e a redução das taxas de juros, muitos conseguem. Mas a maioria não faz nenhum tipo de cálculo adicional fora o valor das prestações. Deveria fazer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário