segunda-feira, 29 de abril de 2013

OBRAS PARA A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL DE 2014!






Comum nestes últimos dias, são as inaugurações dos novos estádios de futebol. Justamente, por causa da copa do mundo de futebol, que será sediada pelo Brasil no ano de 2014. Recentemente, foi o Maracanã, que de estádio, ganhou o status de “Arena Maracanã”. De quase 200 mil lugares do antigo estádio, agora a capacidade foi reduzida para 76 mil, com confortáveis acomodações. Do antigo não tem nada. Tudo foi modificado! Tamanho do campo, grama, estrutura. As obras deste estádio custaram cerca de 1 bilhão de reais.
São 12 cidades brasileiras que sediarão os jogos da copa do mundo de 2014. Cada uma delas terá uma “Arena” semelhante ao Maracanã, com custos semelhantes. Algumas orçadas inicialmente em 700 milhões, extrapolando para mais de 1 bilhão de reais. Sem medo de errar, só em estádios, o Brasil gastará uns 12 bilhões de reais por causa desta copa do mundo de futebol. As primeiras previsões eram de 7 bilhões. Parece que no decorrer da execução das obras, alguém calculou errado os custos. Nenhum ficou dentro do orçamento. Mas como podem errar tanto assim? Dinheiro, que faz falta em outras áreas, como a saúde e a educação. Dinheiro que poderia ser aplicado em infraestrutura e melhoria dos portos brasileiros ou até mesmo dos aeroportos.
Vejam bem, caros leitores, essa copa do mundo, bem como as olimpíadas do Rio de Janeiro, não nos trarão benefícios diretos como povo que somos. Trarão benefícios a alguns segmentos, de forma isolada. Mas ao povo, na sua maioria, não haverá benefícios com estes investimentos bilionários. Nem time temos à altura, para enfrentarmos uma Espanha, Inglaterra ou Alemanha.
Este dinheiro não foi aplicado em prol do povo. Foi sim, desviado para estas obras faraônicas, em detrimento do próprio povo.  Foi justamente isso o que aconteceu. O ex-presidente Lula, colocou na sua cabeça, que o Brasil precisaria sediar uma copa do mundo e uma edição das olimpíadas. Era o seu desejo. Não era o desejo do povo. Era a sua vaidade que estava sendo testada. Ele sempre foi adepto do futebol. Isso era o que importava.  Ele não estava nem aí para aquelas pessoas que não gostam de futebol. Sua paixão estaria acima de qualquer anseio alheio às suas convicções.
Lembro perfeitamente bem disso, não faz muitos anos que aconteceram estes fatos. Espero agora, que tudo isso passe logo. Que chegue logo 2014 e 2016. Que estas obras superfaturadas acabem logo e que durem por décadas. Que não aconteça da mesma forma que muitas casas do programa “Minha Casa Minha Vida”, que estão ruindo com um ano após a sua construção. Recentemente, no “Estádio do Engenhão”, no Rio de Janeiro, foram encontradas falhas na sua estrutura, colocando em risco a vida dos torcedores. Se acontecer isso numa das novas Arenas, será constrangedor para a nossa engenharia civil.
O desmando ocorre em todas as esferas da administração pública. O dinheiro empregado nestas obras poderia ser utilizado na reforma de hospitais, construções de creches e praças de lazer. Aqui mesmo, na cidade de Curitibanos, não temos vagas nas creches municipais. A demanda é maior do que a oferta. Tenho um neto, que não consegue de forma alguma, uma vaga numa creche, nem com um requerimento que eu fiz ao secretário municipal da educação. Também não temos “playgrounds” nas praças, para levarmos as nossas crianças para brincar nos domingos à tarde.  Os anos passam e não percebemos o atendimento das reinvindicações básicas do povo.
Porque isso acontece? Porque o dinheiro é aplicado em outros segmentos, que não são em atendimento dos anseios da sociedade. São aplicados em salários de cargos comissionados. São aplicados em construções que atendem as ambições do gestor e não do povo, como no caso da copa do mundo e das olimpíadas.
Isso tudo poderá mudar, e deverá mudar. O povo adquirirá uma cultura de consciência e começará a protestar contra estas arbitrariedades, contra os desmandos daqueles que elegemos nas eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário