terça-feira, 2 de março de 2010

SOBRE A CENSURA NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO!

Estava deitado ainda em minha cama. Liguei então o rádio que tenho ao lado da mesma. Eram mais ou menos sete horas da manhã. A estação era a rádio comunitária Maria Rosa FM de Curitibanos. A notícia que se veiculava no momento era sobre a declaração do ministro das Comunicações Hélio Costa. Ele afirmou no dia 01 de março de 2010, ao participar do Fórum Democracia e Liberdade de Expressão, que “é um alívio o país não enfrentar problemas de censura nas comunicações, como ocorre em países bem próximos”.

Vivi na época em que a censura era imposta por lei nos programas de rádio, televisão e cinema. Lembro que antes de começar qualquer filme aparecia na tela uma estampa de um documento do Departamento de Censura da Polícia Federal com um enorme carimbo, bem visível liberando o conteúdo para uma determinada faixa etária. Ou simplesmente liberando para todas as idades.

Era uma época difícil! Muitos artistas, cantores, compositores e pensantes não podiam simplesmente expor as idéias sob pena de prisão, tortura, ou desaparecimento. Até hoje muitas pessoas que simplesmente sumiram, sem deixarem rastros, não foram encontrados e nem se sabe o paradeiro.

Em nossos dias, no século XXI, ano de 2010, quando ouço qualquer parlamentar seja de que partido político for, falar em democracia e liberdade de expressão no Brasil, simplesmente não dou crédito algum. Primeiro porque sou crítico e não engulo facilmente o que os representantes do povo tentam nos enfiar goela abaixo.

Se olharmos em todos os canais de televisão existentes neste país, não encontramos hoje, nenhum que seja considerado livre dos laços dos meios aliciatórios da publicidade governamental. Ninguém ousa criticar ou opor-se ao governo nos telejornais, programas de auditórios, entrevistas. A impressão que temos é que há censura sim no Brasil no que diz respeito aos meios de comunicação, só que de uma forma meio que camuflada. Baseada numa reciprocidade espontânea. “Não falo mal de você em troca de umas propagandas governamentais”

Vou citar um exemplo. No Paraná, um colunista do jornal Folha de São Paulo foi processado pelo irmão do governador Roberto Requião. A revista Veja foi alvo de denúncias e processos de muitos políticos, especialmente aqueles envolvidos em escândalos como o mensalão, por exemplo. Dizem que o apresentador Bóris Casoy foi demitido da Rede Record de Televisão quando apresentava um telejornal e dizia a famosa frase “Isso é uma Vergonha!”.

Mesmo nos meios de comunicações do interior, jornais e rádios, há evidências de uma censura imposta principalmente por meio de fidelidade publicitária. Então só porque o ministro das comunicações disse que é um alívio o país não enfrentar problemas de censura nas comunicações, como ocorre em países bem próximos, eu não acredito. Eis o motivo deste artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário