domingo, 6 de dezembro de 2020

A CONSTRUÇÃO DO GINÁSIO MUNICIPAL DE ESPORTES

Texto de Antonio Carlos Popinhaki


Periodicamente, a partir de hoje, publicarei aqui no “blog”, novas postagens sobre fatos históricos da nossa cidade de Curitibanos. Primeiramente, utilizarei algumas que já escrevi, que foram publicadas de forma impressa nos meus livros. Tentarei manter a média de 300 a 400 palavras para não cansar demais o leitor ou leitora. A história a seguir aconteceu na gestão do prefeito Onofre Santo Agostini, entre os anos de 1973 até 1977. Trata-se da construção do Ginásio de Esportes que levou o nome do gestor municipal. 

A construção foi polêmica, porque os construtores levantaram primeiramente a armação de ferro e começaram pela cobertura do ginásio, deixando as laterais abertas abaixo desse telhado. 

Não haviam construído arquibancadas e nem vestiários. Apenas os alicerces para as armações das estruturas metálicas. Mal acabaram de cobrir o ginásio, deu um vendaval em Curitibanos e destruiu toda a obra, as telhas de alumínio foram levadas pelo vento em diversas direções. Muitas, caindo sobre casas e terrenos que estavam a dezenas de metros do local da obra. As estruturas metálicas foram todas danificadas e vieram abaixo. Os prejuízos foram de elevado valor monetário. Não demorou muito tempo, após a realização da total limpeza do local, recomeçaram a construção do “Ginásio de Esportes Onofrão”. 

Dessa vez, começaram de baixo para cima, construindo as arquibancadas e as paredes de alvenaria em volta do ginásio. Depois colocaram as estruturas metálicas e por último, a cobertura. Quando acabaram, ficou tudo “hermeticamente” fechado, não sofrendo mais abalos com as investidas dos ventos. 

Muitos curitibanenses não sabem desses fatos. Talvez alguns antigos moradores ainda vivos possam ampliar essas lembranças. O que escrevi foi o que eu vivenciei na minha infância e o que eu ouvia alguns vizinhos falarem a respeito do ocorrido. Da minha casa, eu podia avistar a construção do Ginásio Municipal de Esportes .

A partir do momento da construção desse Ginásio, o município de Curitibanos entrou numa nova fase de competitividade em várias modalidades esportivas catarinense. Tínhamos então, o novo estádio municipal “Ortigão”, e agora, o ginásio de Esportes “Onofrão”.


Referência:


POPINHAKI, Antonio Carlos. Eu e a madeira / Antonio Carlos Popinhaki. - Blumenau: 3 de Maio, 2016. 93p.

Nenhum comentário:

Postar um comentário