O assunto hoje é o trânsito de Curitibanos. Quem lembra como era há oito anos? As ruas eram de “mão dupla”, as vias não tinham sentido único. Naqueles tempos, presenciávamos muitos acidentes de trânsito. As batidas, os esfolões, os atropelamentos eram constantes. Idéias, rumores e comentários na época diziam que o trânsito de Curitibanos deveria mudar, principalmente porque o fluxo de veículos era enorme, mas ninguém tinha coragem de fazer mudanças significativas. Vários prefeitos e suas equipes passaram, várias reuniões do Conselho de Trânsito e nada. Apenas a colocação de algumas lombadas para inibir a velocidade. Até que em 2013 o prefeito José Antonio Guidi, o Dudão, engenheiro e pleno conhecedor das prioridades de Curitibanos, fez alterações nos sentidos das principais ruas do centro.
Os anos passaram e agora Curitibanos está diferente! Foram colocadas novas placas de sinalização para orientar melhor os motoristas e os pedestres, novas sinaleiras foram instaladas com recursos adicionais para uso dos pedestres e cadeirantes. Aliás, diga-se de passagem, as novas sinaleiras são de verdade, porque “o que tinha antes” era sucata de sinaleira dos anos 70 e 80. Equipamentos ultrapassados e remendados por eletricistas para o precário funcionamento.
Hoje dá gosto de andar pelas ruas de Curitibanos, as ruas centrais são na sua maioria absoluta, asfaltadas e bem sinalizadas. Toda a cidade está bem sinalizada. Qualquer um que atravesse o perímetro urbano e que não seja daqui poderá chegar ao seu destino somente se orientando pelas placas de sinalização, sem recursos como aplicativos ou GPS.
Mais de 80% das ruas do município de Curitibanos estão pavimentadas com paralelepípedos, lajotas e asfalto. Essas pavimentações foram “sonhos realizados” para muitos moradores dos bairros, que antes tinham que enfrentar em dias de chuva, o barro. Ou em dias de estiagem prolongada: a poeira. No plano de governo da coligação “O Progresso Vai Continuar” está prevista a pavimentação de 100% da malha viária, o que trará maior mobilidade urbana, tanto para os pedestres, como para os motoristas. Ah! também não foram esquecidos os ciclistas, em algumas avenidas já podemos contar com as ciclovias e teremos mais. Está prevista a adequação de calçadas, praças e instalações públicas à plena acessibilidade e a prioridade aos pedestres. Implantação de um programa de construção de calçadas. Construção de uma calçada na Avenida Lions até o Jardim Botânico. Isso é progresso, é mobilidade urbana. Por isso, vou votar no número 15 e ajudar a eleger Kleberson Luciano Lima para Prefeito de Curitibanos.
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