terça-feira, 13 de outubro de 2020

EM ÉPOCA DE PANDEMIA, CURITIBANOS DÁ O EXEMPLO

O Prêmio Nobel da Paz de 2020 foi para o “Programa Mundial de Alimentos” da ONU, com sede em Roma, como reconhecimento pelo enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. O uso da cooperação multilateral como arma para impedir a fome foi reconhecidamente determinante para que a instituição lograsse êxito e o prêmio.

Vou agora fazer um paralelo desse reconhecimento com os mecanismos utilizados pela Secretaria Municipal de Educação de Curitibanos. Percebi que, da mesma forma que a instituição da ONU se utilizou de recursos disponíveis, para minimizar os efeitos da fome, aqui na nossa cidade também foi feito um enfrentamento similar. Muitas pessoas não sabem disso, e precisam saber. E isso perdura enquanto não se acha uma vacina eficiente para combater os males ocasionados pelo COVID-19.

O Prêmio Nobel da Paz deste ano foi direcionado aos programas de alimentação e enfrentamento à fome. O que a Prefeitura Municipal de Curitibanos vêm fazendo nesse sentido? Repondo em seguida: está distribuindo alimentos da merenda escolar em forma de marmitas.  Isso, sem nenhuma combinação ou acordo prévio com instituições da esfera superior à municipal. E, não por coincidência, mas porque a brilhante equipe da Secretaria da Educação da Prefeitura Municipal de Curitibanos, que esteve até o início deste ano sob o comando de Kleberson Luciano Lima está atenta e sintonizada com as necessidades de combate à fome e à pobreza, nos moldes do que a ONU destacou.

Em época de pandemia, alimentação é fundamental. Com o pouco se faz o muito. E é isso mesmo o que Curitibanos está fazendo, dando um exemplo até mesmo para outros municípios brasileiros. Curitibanos “mais humana” é assim, pois quantas mães não podem ou não têm tempo para preparar os alimentos? Semanalmente, nas segundas, quartas e sextas-feiras as marmitas são entregues para os alunos da rede pública municipal. Isso é um respeito com o ser humano e uma forma eficiente de distribuição de renda.

Se compararmos com o sistema da esfera estadual, percebemos que enquanto o município de Curitibanos distribui marmitas três vezes na semana, o estado o faz de 45 em 45 dias, e em kits com alimentos.

Curitibanos é show em respeito ao ser humano. Isso sim é tornar Curitibanos mais humana, é com ações práticas, sem demagogias ou promessas infundadas. Por essa razão, no dia 15 de novembro de 2020, vou votar no 15 para eleger Kleberson Luciano Lima e Daiane Popinhak, prefeito e vice para comandar nosso município para os próximos quatro anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário