Parece um lugar esquecido, isolado ou sem importância, entretanto, não é. O horto florestal mantido pela Prefeitura Municipal de Curitibanos é um local onde são produzidas anualmente mudas de diversas espécies vegetais. Desde mudas de hortaliças, flores para as floreiras públicas, espécies nativas para doação e fomento à arborização urbana e rural, mudas de frutíferas em geral.
Não é um lugar comum que deve ser desconsiderado. Não foi em gestões passadas e não será diferente na gestão Kleberson Lima e Daiane Popinhak. Não é promessa de campanha, é compromisso: O horto florestal curitibanense estará num patamar acima de onde se encontra atualmente. Não está ruim, mas vai melhorar. Está no Plano de Governo da coligação “O progresso vai continuar”, reafirmar o horto florestal para a produção de mudas de espécies nativas para a recomposição das matas ciliares das propriedades rurais e arborização das vias públicas.
Lembro de uma ocasião, há 27 anos, quando visitei o horto florestal de Curitibanos e recebi de presente de um antigo funcionário uma muda de plátano. Plantei essa muda em minha propriedade. Ela cresceu após os cuidados necessários, tornando-se uma enorme e frondosa árvore. Há anos que venho acompanhando à distância, os trabalhos do horto florestal. Constatei que atendeu perfeitamente a demanda existente até hoje.
Na gestão vindoura do prefeito Kleberson Lima, com a implantação do Jardim Botânico, certamente os investimentos e os olhos para esse setor deverão ser aumentados. Sob os cuidados da Secretaria da Agricultura, visando uma cidade mais arborizada, mais florida e mais linda após todas as ruas serem pavimentadas, o horto florestal será determinante para colocar Curitibanos entre as melhores cidades para se viver.
Por isso, não tem como não dar um voto de confiança ao Kleberson Lima. Todos os curitibanenses sairão ganhando com a sua eleição vitoriosa no dia 15 de novembro. Até mesmo as crianças, nos educandários receberão alimentos oriundos das mudas produzidas no horto florestal de Curitibanos. Para que isso ocorra, precisamos elegê-lo prefeito. Eu já decidi, meu voto é no número 15.
Nenhum comentário:
Postar um comentário