segunda-feira, 12 de novembro de 2012

ESTAR ATENTO ÀS OPORTUNIDADES!



Jean-Paul Getty, que foi considerado o homem mais rico do mundo, na primeira metade do século passado, tinha por hábito dizer que “se todo o dinheiro do país fosse distribuído igualmente, até o último centavo, para toda a população, ele voltaria para as mesmas mãos, com muito poucas diferenças, em menos de 5 anos.” Naturalmente, isto nunca foi feito em nenhum país do mundo. Entretanto, há diversos fatos que comprovam como verdade a teoria de Getty.
No mundo todo, inclusive no Brasil, apenas 5% das pessoas que ganham grandes fortunas facilmente, basicamente em loterias ou heranças, conservam ou aumentam suas riquezas. A grande maioria das pessoas, em 5 anos ou menos, volta a ser pobre. Muitas vezes, com menos do que tinham antes.
Uma comprovação curiosa foi publicada pelo jornalista Nelson Barretto, em seu livro “Reforma Agrária: O Mito e a Realidade” (Julho de 2003). Embora seu enfoque tenha sido a revolução dos mitos, mentiras e hipocrisias a respeito do assunto, ele constatou que apenas 5% dos assentados prosperam; 95% tornam-se miseráveis moradores das favelas rurais ou partem para outras invasões de terras.
Para entender melhor esse ponto de vista, imagine que uma pessoa sem-terra consegue um lugar para morar. O fato de ela ter feito uma invasão bem sucedida não diz quem ela é realmente, tampouco muda sua mente. Mesmo que consiga invadir mais 10 terras, nunca terá um pensamento que a leve ao topo, somente à próxima invasão. Ou seja, ficará junto com os 95% das pessoas que invadem ou que simplesmente não crescem.
Esta constatação estatística é usada pelos cassinos nos Estados Unidos. Os ganhadores em roletas, mesas de jogo de cartas e de dados, por maiores que sejam, recebem os prêmios em dinheiro e à vista, entretanto, os prêmios acumuladores nas máquinas caça-níqueis são pagos em parcelas anuais. Tal medida é uma proteção, visto que se pressupõe que os jogadores das mesas sabem lidar com dinheiro, ao passo que quem joga nas máquinas são pobres e aposentados que perderiam todo o dinheiro em pouco tempo e viveriam em condições piores do que antes.
Por que 95% das pessoas não sabem lidar com dinheiro, independente da condição social, de cultura, ou de formação? Por que apenas 5% conseguem construir fortunas, apesar de muitos deles não possuírem estudos formais? Sorte? Chance? Oportunidade? Absolutamente NÃO! Não, no sentido como os 95% pensam.
Para começar, sorte é o encontro da capacidade com a oportunidade. Oportunidades existem para todos, em todo lugar e a todo o momento! Entretanto, somente os capacitados conseguem enxergar as oportunidades. Então, muitos diriam: “Ora! Os pobres são pobres porque não recebem capacitação!” De fato, ninguém recebe capacitação, como se recebe o ar ao inspirar; só é conseguida se for buscada e não depende de dinheiro, estudos, cultura ou qualquer conhecimento.
Onde está a capacitação a ser buscada? A resposta está mais perto do que se possa imaginar. Está na mente de cada um! Por exemplo, quando alguém sai à rua, procurando emprego, tendo pensamentos como “… está difícil…”, “… não vou encontrar…”, etc., certamente não encontrará. É muito possível que, até mesmo, passe por diversas placas de “Procura-se…” e nem perceba. Por quê? Sua mente está preparada para ver apenas o que está procurando, isto é, o “não vou encontrar”. Sua mente está trabalhando na construção da confirmação do que já se determinou.
A mentalização é o primeiro passo, entretanto, não é o suficiente. Desde quando nascemos, somos educados a termos medo: “não faça isso ou aquilo porque você vai se machucar”, “vai doer”, etc. Assim, o maior erro que cometemos é termos medo de cometê-los e passamos a procurar explicações e justificativas para o fracasso. A ótima notícia é que isso pode ser mudado! Basta começar a pensar positivamente. Os 5% fizeram essa mudança e qualquer um pode. Estejamos atentos e vigilantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário