segunda-feira, 8 de março de 2010

MAIORIDADE AOS 16 ANOS? SEM CHANCE!


Caros colegas leitores com os acontecimentos que assistimos todos os dias na nossa valorosa programação de TV, comentaristas, repórteres e apresentadores nos questionam se não seria melhor que a idade penal fosse reduzida para 16 anos? Poderíamos fazer quase a mesma pergunta a eles dizendo o seguinte: E se seus filhos cometessem um crime ou ato infracional grave ou gravíssimo vocês concordariam que eles fossem para um Centro de Internamento Provisório ou Cadeia como eles mesmos sugerem? Claro que não, pois sendo filhos da classe rica, média ou classe metida à besta com certeza não aceitariam tal condição. Lembram-se das “QUERIDEZAS” filhos dos “PAPITOS” que tocaram fogo no índio Galdino em Brasília?

É muito simples julgarmos as coisas e fatos, quando esses não estão acontecendo com algum familiar nosso, em especial filhos. Deixe eu lhes explicar desde o início minha reflexão. Concordem ou não esse é meu pensamento. Toda criança que foi educada com respeito, valores, o sim, o não e às vezes uns tabefes de leve, com certeza em sua juventude será uma pessoa de bem e exercitará a ética e a moral aos que ao seu redor estiverem.

Bom, não vamos viajar muito longe. Falamos da maioridade aos 16 anos. Você concorda? Assunto complicado. Muitos carregados pela emoção subitamente dirão que são a favor da diminuição da idade. Analise comigo, não temos cadeias nem para os adultos, ou seja, os adultos. Adultos em minha opinião são os que dão os ensinamentos aos mais novos. É obrigação dos mais velhos e experientes repassarem somente coisas boas, bons exemplos, valores, etc. aos nossos jovens. Acontece isso? Acho que não...

Outra situação que me questiono, é se a idade baixar, todos, mas todos os jovens maiores de 16 anos serão então punidos legalmente, terão a mesma igualdade perante a lei? O menininho de 16 anos que pega o carrão do papai classe média rica e com a autorização do mesmo, atropela e mata uma família, mãe, filhos... Ele irá para a prisão? Será julgado? Ora filhos, não venham com essa, eu não acredito em Papai Noel!

Não há necessidade de baixar a maioridade, o que se espera é que os governos Municipais, Estaduais e Federal parem de extorquir o dinheiro público, o dinheiro do povo. Não entenderam? Falo da questão dos que nada têm, os sem casa, sem trabalho, sem saneamento básico, sem água, sem educação básica, sem vida. Bom, reportagens de mídia dizem que os maiores índices de crimes são oriundos da classe baixa. Penso que até eu seria criminoso se não tivesse sequer um banheiro para fazer minhas necessidades básicas. Ainda não cheguei no banho, um por dia como prêmio pelo dia de trabalho. Então colegas, há pessoas que não têm isso. Lógico que o crime não é a saída e nem a desculpa, contudo eles têm outro caminho? Foi lhes dado as oportunidades? O Brasil é saqueado por pessoas apelidadas de Políticos, e nós entramos nessa de baixar maioridade sonhando que irá melhorar a situação que envolve violência e outros assuntos de segurança pública. Tais brincando não é Manoel? Amigos! olhem a diferença social, poucos com muito e muitos com pouco. Homens de cabelo branco, ditos pais de família, e os filhos achando bonito ainda o que os pais fazem, montando orgias com nosso dinheiro. Não há equilíbrio emocional que suporte isso. Cobremos, pois, educação, saúde, segurança, lazer, esporte da nossa trupe das Prefeituras, Câmaras, Assembléias, Congresso e Senado que as coisas mudarão a médio e longo prazo.

Ahhh! Daqui a pouco alguém virá com a idéia de baixar a idade penal para 5 (cinco) anos, já que a de 16 (dezesseis) não deu certo. Oh Mundo cruel! Alias pessoas cruéis. Os pobres sempre levando choque.
Marcos Ribeiro Chaves  Professor e Cons.Tutelar

Nenhum comentário:

Postar um comentário