quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

EU NÃO AUTORIZO!

Estão construindo uma "Academia ao ar Livre" na Praça Centenário, localizada no bairro do bosque, na cidade de Curitibanos. Como morador do bairro, ao ver a dita construção, logo pensei. "Será que vão derrubar alguma árvore?" A pergunta foi instantânea. Pois há anos que noto a ação de alguns funcionários da Prefeitura Municipal de Curitibanos. Devem ter horror a árvores. Elas nem crescem direito e lá vão eles com suas motosserras, tesouras e serras manuais para derrubá-las. Se folharmos as páginas históricas do semanário local, encontraremos varias manifestações de pessoas que escreveram indignadas. Protestando por muitas árvores que vieram ao chão. Serviço de funcionários da Prefeitura.
Não entendo, mas os últimos administradores municipais mostraram que são obcecados por reformas em praças. Obcecados em derrubar, podar e gastar dinheiro  em reformas mal feitas ou planejadas. Só que não são tão obcecados em cuidar e manter as praças depois de reformadas.
Como exemplo, vou relatar a praça que fica em frente a Igreja Católica, a Matriz. A administração anterior a esta, reformou a praça toda, derrubou quase todas as árvores. Modificaram as calçadas, trocaram até o monumento. Colocaram mesas para jogos de dama ou xadrez com bancos. Revisaram a iluminação, etc. e tal. O que aconteceu? A atual administração, que já está no segundo mandato não quis conservar a tal praça, pois foram os opositores que fizeram a reforma. Não importou que vandalos a destruíssem os bancos, depredassem, quebrassem.
Em contrapartida, o atual prefeito, não sei porque, colocou na cabeça que iria mudar o nome da praça John F. Kennedy, que foi aprovado por antigos vereadores, na maioria já falecidos. Queria mudar para um nome que homenageasse os imigrantes japoneses que tem suas famílias morando em Frei Rogério. Apesar de toda a discussão na Câmara de Vereadores na época, não adiantou nada se espernear. Lá foi mais dinheiro para a reforma da praça. Os vizinhos da praça comentavam que o valor colocado na placa daria para reformar duas praças daquele porte. Remendaram a calçada, cortaram árvores, mais remendo aqui, mais costura ali. A manutenção agora está a desejar. Quem quiser comprovar é só ir lá.
A mesma coisa aconteceu com a Praça Centenário. Reformaram às pressas. Parecia até que estavam de olho no sentido de uma possível perda municipal do dinheiro destinado pelo Ministério das Cidades para esta finalidade. Pareciam que se não fosse feito muito rápido, perderiam os investimentos federais. A calçada não deve durar muitos anos, pois já andaram remendando. Quando caminho por ali, noto, tem locais que há desnível podendo em breve, soltar os pequenos blocos.
Depois da "pincelada" na Praça Centenário os mendigos continuam lá. Os bêbados e os drogados fazem dela um local ideal para sua vida cotidiana. Sentem-se em casa lá. Ninguém os amola.
Se depender de mim, como morador do bairro do bosque, pagador de Impostos, não autorizo o corte de nenhuma árvore nem neste, nem em lugar nenhum no que diz respeito a Praças em Curitibanos. E protesto veementemente contra este atentado violento contra a natureza, especialmente as indefesas árvores.

Um comentário:

  1. Concordo com o meu caro amigo Popinhaki no tocante a derrubada das árvores. É imprescindível a presença das árvores em nosso meio, pois além embelzar nossas paisagens purificam nosso ar. Bara crêr no que digo basta ir até a cidade de Curitiba e visualizar que o invéz da derrubada das árvores são criados espaços com a intenção de revitalizar árvores históricas como na Praça Tiradentes na supracitada cidade. Desta feita, acolho e parabenizo o autor pela mensagem. Abraço Maurício,

    ResponderExcluir