segunda-feira, 26 de outubro de 2020

O ARQUIVO PÚBLICO MUNICIPAL

Publiquei o meu primeiro livro no ano de 2015. Foi um livro sobre as origens da minha família. Para conseguir as informações necessárias, eu precisei viajar bastante pelo interior de Santa Catarina e do Paraná. Visitei parentes, cidades, cartórios, igrejas e estive até mesmo em cemitérios para decifrar escritos em lápides e velhas cruzes de madeira.

Ao viajar por essas cidades, percebi que em algumas delas, existem para conservar e perpetuar itens históricos, um "Museu" e um “Arquivo Público Municipal”. Nos museus são guardados acervos materiais. E nos Arquivos Públicos são guardados livros antigos, documentos, fotografias históricas, cartas, jornais, revistas antigas. Em alguns casos, como o Arquivo Público do Paraná, por exemplo, há um aparato tecnológico de digitalização e perpetuação de livros e documentos antigos. Pesquisadores e curiosos sobre diversos assuntos como genealogia, história, antropologia, arqueologia, geografia, costumes e tradições locais fazem uso desses recursos.

Pois bem, feita esta introdução, quero expor hoje a minha alegria ao ler o Plano 15 da gestão Kleberson Luciano Lima e Daiane Popinhak para Curitibanos nos próximos anos, no título “Cultura”. Lá está escrito que que há a intenção da criação de um “Arquivo-Público municipal e de um documentário histórico de Curitibanos”. Isso me deixou muito feliz, porque eu percebi que sempre, em todos os tempos, houve na nossa cidade, um desleixo muito grande com a manutenção documental da história local. 

Eu, de posse desse conhecimento, fiquei grato e satisfeito, pois há anos conversei com o Kleberson, quando ele estava respondendo pela Secretaria da Educação e Cultura sobre o assunto. Já falei com outras pessoas também daquela Secretaria, da possibilidade da criação de um Arquivo Público em Curitibanos. Pessoas, como eu, curiosas, pesquisadoras, escritoras e historiadoras virão até Curitibanos consultar e buscar conhecimentos e comprovações para as suas pesquisas. A economia local será movimentada.

Para que o Arquivo Público Municipal de Curitibanos seja uma realidade, vou votar no dia 15 de novembro no número 15. Kleberson Lima e Daiane Popinhak da coligação “O Progresso Vai Continuar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário