Recebi este texto de uma aluna do curso de informática e resolvi colocar no blog. Trata-se do uso do computador em escolas.
1- É importante encorajar desde cedo uma atitude equilibrada e crítica em relação ao computador. Ele não deve ser visto como assustador ou complexo demais. Da mesma forma, a informática não pode ser encarada como a solução para os problemas do ensino
2- Ao contratar uma consultoria para a informatização da escola, é importante checar a experiência dos profissionais em projetos semelhantes. A vivência apenas em projetos corporativos pode não ser suficiente.
3- É importante lembrar que o computador pode ajudar a melhorar, mas jamais substituirá a inteligência humana.
4- Os educadores precisam estar alertas para o fato de que no computador é muito fácil simplesmente recortar e colar um texto ou qualquer outro tipo de documento para um trabalho escolar.
5- Assim como nos títulos multimídia, a qualidade do material disponível na Web também é variada. Nem tudo é correto ou atualizado.
6- O conteúdo computadorizado deve adequar-se ao ensino-e não o contrário.
7- No caso do uso individual do computador por alunos e professores, é necessário ter cuidado para não entrar em choque com a orientação da escola.
8- A multimídia e outras formas de ensino computadorizado estimulam a curiosidade dos estudantes.
9- Um aluno aprende muito mais quando ele mesmo pesquisa as informações que lhe interessam. A computação facilita muito a implementação desse princípio.
10- Os programas de planilhas também podem ser usados na escolas. Mas requerem um nível de conhecimento técnico superior ao de usuários leigos.
Maria Lizete Zanoello Guerios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário