quinta-feira, 22 de setembro de 2011

DICAS PARA UM USO EQUILIBRADO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO.

Recebi este texto de uma aluna do curso de informática e resolvi colocar no blog. Trata-se do uso do computador em escolas.

1- É importante encorajar desde cedo uma atitude equilibrada e crítica em relação ao computador. Ele não deve ser visto como assustador ou complexo demais. Da mesma forma, a informática não pode ser encarada como a solução para os problemas do ensino 

2- Ao contratar uma consultoria para a informatização da escola, é importante checar a experiência dos profissionais em projetos semelhantes. A vivência apenas em projetos corporativos pode não ser suficiente. 

3- É importante lembrar que o computador pode ajudar a melhorar, mas jamais substituirá a inteligência humana. 

4- Os educadores precisam estar alertas para o fato de que no computador é muito fácil simplesmente recortar e colar um texto ou qualquer outro tipo de documento para um trabalho escolar. 

5- Assim como nos títulos multimídia, a qualidade do material disponível na Web também é variada. Nem tudo é correto ou atualizado. 

6- O conteúdo computadorizado deve adequar-se ao ensino-e não o contrário. 

7- No caso do uso individual do computador por alunos e professores, é necessário ter cuidado para não entrar em choque com a orientação da escola. 

8- A multimídia e outras formas de ensino computadorizado estimulam a curiosidade dos estudantes.

9- Um aluno aprende muito mais quando ele mesmo pesquisa as informações que lhe interessam. A computação facilita muito a implementação desse princípio. 

10- Os programas de planilhas também podem ser usados na escolas. Mas requerem um nível de conhecimento técnico superior ao de usuários leigos. 

Maria Lizete Zanoello Guerios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário